E nós com a garota que tem 9 anos e é fitness?

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Anna Clara Lagares Mansur esse é o nome do mundo fitness que vem dando o que falar nesses últimos dias. Uma menina de nove anos, filha de um personal e de uma mãe que frequenta academia há anos, vem sendo alvo de críticas porque escolheu um esporte diferente de outras crianças:  decidiu há quatro meses que também queria frequentar a academia e assim fez. 

Em dias sua conta no Instagram bombou e é claro como em tudo nesse mundo da internet e tecnologia: as críticas aconteceram e acreditem se quiserem, a conta da menina foi bloqueada pela rede social. A mãe,  achou um absurdo a 'punição'  e saiu em defesa das escolhas da filha. 

Acabei de ver uma matéria no Jornal Hoje, da Globo e confirmei aquilo que já pensava sobre o caso: não tem nada demais a menina frequentar a academia, ainda mais que está acompanhada dos pais. E cheguei a conclusão mais uma vez que a grande maioria está criticando e nem ao menos se preocuparam em pesquisar o que é 'certo' ou 'errado' para uma menina de nove anos.


A matéria completa você encontra na página do Jornal Hoje, no portal G1.

Acho que foi pensando nisso que o Jornal Hoje fez uma matéria muito legal para abrir mentes e enfim, ouvir o lado da menina. A Anna? Deixou claro que adora participar dos treinos com os pais. Os pais? Bom, o pai que é quem comanda os treinos da garotinha deixou claro que o que a menina faz é um treinamento funcional: pula corda, corre, abaixa, levanta.. Traduzindo: nada de muito diferente do aquilo que nós, com 9/10 anos, fazíamos nas aulas de Educação Física na escola.

A reportagem trouxe ainda um especialista e ortopedista para explicar que não há mal nenhum nos treinamentos de Anna, que aliás, é feito só duas vezes por semana. O especialista explicou ainda que, ela pode sim pegar peso de até 1kg - pelo seu tamanho e idade. E ainda reforçou que: se vamos criticar tal treinamento, devemos também nos preocupar e parar para pensar nas crianças que querem jogar futebol, fazem natação e etc. O gasto energético é o mesmo, explicou.

Traduzindo mais uma vez: não tem nada demais e cá entre nós, quando ela estiver com a minha idade, não estará lutando contra o peso e muito menos torcendo por uma qualidade de vida estável. A musculação e o treinamento funcional, assim como qualquer esporte é feito para todos. Ela tem seus limites? É claro que sim e também é claro que eles devem ser respeitados, mas na minha opinião, é injusto pedir que a menina pare de treinar e fazer o que goste. 

Assusta?  Claro que sim, é uma coisa nova e que nem todas as crianças fazem. Mas o susto deveria ser maior quando vemos uma criança obesa na fila do Mc Donalds, com um lanche, um refrigerante e o maior sorvete que o fast food oferece. Não sejamos hipócritas, a garotinha está indo pelo caminho certo - não pelo corpo perfeito - mas, mais uma vez, pela qualidade de vida que terá. 

E nunca é demais dizer que a obesidade está aí e assusta. Se é complicado pra quem ficou gordinha de verdade na adolescência como eu, imagine para uma criança que com 9 anos já pesa quase 100?


Esse menino de 9 anos luta contra os 130KG que já tem. Você pode ver a matéria completa aqui
 É de se pensar e a sociedade, mais uma vez, julga, critica e se assusta com o que é certo. E vale sempre lembrar que não importa qual seja a modalidade: esporte é vida.






Um comentário :

  1. Oiii ! Marquei você numa tag. Espero que faça <3 http://booksofclara.blogspot.com.br/2015/02/liebster-award-tag.html#.VNpkmfnF9jQ

    ResponderExcluir

Free Blogger Design Made By The Dutch Lady Designs