É preciso falar da ansiedade. Eu sofro e você?

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Primeiramente, fora Temer

Durante essa semana posts sobre a ansiedade tomaram conta das redes sociais. Eu, que sofro desde sempre com isso, cliquei em TODOS os links que surgiram na minha timeline e cheguei a conclusão de que é preciso falar sobre a ansiedade. É complicado, mas é possível.

Pra começar gostaria de dizer que isso não é frescura. E se fosse, eu seria muito mais feliz. Mas, não é. As pessoas que têm ansiedade passam por cada situação... Eu, particularmente, sempre fui ansiosa. Desde criança! Não podia ter qualquer evento diferente na escola, que pronto... Acabava meu sossego. Não conseguir dormir. Ficar irritada. Comer demais. Chorar. E por aí vai... E até hoje eu sou assim. Qualquer coisa que possa parecer sair do eixo, me faz ser dominada pela ansiedade. Tem dias que absolutamente nada acontece, mas eu estou incrivelmente ansiosa.


Por sorte tenho uma amiga psicóloga. Não, não faço terapia (ainda), mas ela sempre me dá dicas e me ajuda. E só pra variar, essa minha amiga é a Julia (já falei dela aqui). E foi conversando com ela que ficou mais claro ainda que não, não é frescura. A ansiedade existe e é preciso que se fale dela. É preciso se cuidar.

Ansiedade e compulsão alimentar (ou outro tipo de transtorno) estão totalmente ligados. A Ju me mostrou vários links que mostram que, quando a pessoa sofre de ansiedade o caminho mais simples pode ser descontar na comida ou em muitos casos, simplesmente desenvolver a anorexia e a bulimia. (Tá vendo porque a terapia é importante?). Além disso, há um estudo em que os médicos mostram que em MUITOS casos a ansiedade chegou antes de qualquer transtorno.




É preciso falar que as pessoas nem sempre são ansiosas a vida toda. Segundo a minha psicóloga preferida, é possível (e acontece muito) das pessoas desenvolverem o transtorno da ansiedade ao longo da vida. Exatamente como acontece quando está tudo bem e do nada eu me sinto ansiosa. Situações de mudanças, perdas, preocupação, são uma das coisas que fazem o transtorno ser desenvolvido. 

Acho que o que mais me chamou atenção foi ver que, em alguns estudos, a ansiedade passou os números da depressão. Precisamos ficar atentos, já que uma coisa pode levar a outra. Pessoal, isso é muito sério. Se você sentir que está ansioso demais, triste demais, preocupado demais, não dorme, come muito ou não come, sofre por antecipação, comece a pensar sobre assunto. Quebre o tabu de que ansiedade (e a depressão) é frescura. É importante cuidar do corpo, mas para tudo funcionar, a mente também precisa estar trabalhando legal.

Eu ainda não faço terapia mas eu sempre sofri muito com esse transtorno. Podem perguntar para os amigos mais próximos, sempre fui insuportável nesse ponto. Já comentei com o João que quero um acompanhamento, estamos pensando sobre isso e convido vocês a pensar. Não é loucura. É poder se sentir melhor, tranquilo, sem enxaqueca. Procure pessoas que tiveram ajuda, eu duvido que elas se arrependeram de procurar algum profissional. E lembrem-se: cuidar da saúde não é gasto, é a maior prova de amor próprio.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Free Blogger Design Made By The Dutch Lady Designs