Sobre o TCC 1: Bem vindos a VR!

sexta-feira, 23 de maio de 2014



Faz um tempão que ando comentando sobre o temido, horroroso, difícil, estressante e lindo TCC. Sim, ele tem todas essas partes negativas, porém, é lindo porque eu finalmente e felizmente me encontrei com meu tema, me encontrei com meu produto e é claro, estou com uma mão no tão sonhado diploma. \o/


E apesar de toda a parte teórica sendo feita há tempos, mesmo com as fontes, mesmo com a preparação de alguns meses, agora estou assim: conhecendo, adorando, sendo e amando a Vila Rica. E este é o tema do meu trabalho: Vila Rica, bairro da Região Sul de Campinas. Já apresentei o tema, agora vou apresentar meu grupo, minha galera. Somos em três: Virgínia Alves, Sandy Quintans e Shana Pereira e apesar de todo nervosismo e estresse, conseguimos juntar o talento de todo mundo em uma coisa só. E nosso produto final será um vídeo-documentário contanto a história da Vila Rica.


Porque falar da Vila Rica? 

A Vila Rica, em Campinas, é a primeira construção da Cohab no interior de São Paulo e chegou em Campinas por volta de 1966. A grande ideia era  levar os moradores da cidade para um lugar distante. Tirar do Centro e levar/tornar a periferia de Campinas.


A grande maioria destes moradores eram negros e no Centro de Campinas moravam em uma espécie de cortiço. Quando chegaram à VR, as parcelas das moradias populares eram baixas, acessíveis, porém não chegava ônibus, moradores não arrumavam emprego e a apesar da casa própria, no inicio, não foi nada fácil.


Mas o plano não deu certo. Campinas cresceu em volta da Vila Rica e o bairro que era denominado 'território negro' e conhecido por violência e tráfico de drogas acabou ficando 'junto com todo mundo' e esquecido por todos. 


Tivemos a época em que o tráfico de drogas dominou. A Vila foi tomada pela violência. Mandava quem podia, obedecia quem era esperto. Com os tempos, a Vila Rica - que nunca foi motivo de vergonha para seus moradores - mudou. O tráfico cresceu por toda Campinas. O bairro distante estava no Centro, a periferia não existia mais. 


Preconceito pra tudo. Preconceito pra todos e por tudo. Preconceito por ser negro, preconceito por ser pobre, preconceito por ser branco e morador da Vila Rica. Preconceito pela Vila.


Preconceito que ainda não acabou, diminuiu, mas ainda não teve fim. Muita coisa melhorou. Muita coisa parou no tempo. E é exatamente isso que nós esperamos mostrar.


Atualmente as pessoas ainda desconhecem a Vila Rica e pior que isso: sentem preconceito pelo desconhecido. A cada visita, gosto mais desse lugar e adoro as histórias que as pessoas têm para contar. Me encanta o companheirismo, a volta por cima, os relatos. Assista o vídeo e entenda um pouco mais, fique curioso e volte, nós estamos aqui para mostrar a Vila Rica.

Chega, chega mais...


Vila Rica - Teaser from Virgínia on Vimeo.

Abraços; Virgínia Alves, com carinho e imagens de Sandy Quintans e Shana Pereira  

Um comentário :

Free Blogger Design Made By The Dutch Lady Designs